sexta-feira, 27 de maio de 2011

Flexiblidade e hipertrofia

Tenho lido muitos artigos na internet e em revistas especializadas a respeito de que o alongamento antes de depois da musculação não teria papel tão fundamental, não evitando as lesões, porém o alongamento e a flexibilidade têm papeis importantes no desempenho da musculação e hipertrofia, facilitando o uso da técnica favorável e intensificando a hipertrofia muscular e força. Por exemplo, sem a necessária flexibilidade, a pessoa não estará apta a executar com êxito as posições em exercícios como o agachamento, stiff, remada curvada, entre outros. Outro fator que tem aparecido na literatura é que alongar um músculo principalmente a sua fáscia facilita a hipertrofia muscular, por exemplo, uma fáscia tensa não fornece lugar no qual o músculo possa crescer. Outro fator, que agora vou dar como exemplo o Edu Correa, há algum tempo atrás percebemos que o seu posterior de coxa era um ponto desfavorável, o qual deveria ser dado mais atenção. Analisando a situação procuramos descobrir porque esse músculo não estava se desenvolvendo como gostaria, primeiro foi dividido o treino de pernas em um dia para quadríceps e outro para posterior de coxa (para enfatizar o seu trabalho), aí notamos que ele estava tendo dificuldade em realizar o movimento por completo nas flexões de perna, foi aí que percebemos que ele estava com um encurtamento no músculo antagonista o que tava dificultando o movimento do agonista. Ele começou um trabalho de aumento de flexibilidade desse músculo, que deve ser feito em sessões diferentes do treino, e hoje o seu posterior de coxa se transformou em um dos seus pontos mais fortes tanto nas posições de lado como de costas, sempre sendo destacado pela mídia. Portanto podem-se fazer exercícios de alongamento antes e depois da sessão de musculação com o objetivo de aquecimento e bem estar, e fazer um trabalho de flexibilidade em outras sessões de acordo com as necessidades de cada um.


             2010                                                                 2007


até a próxima, bom final de semana a todos!


5 comentários:

  1. Uma vez pelo twitter perguntei pro Eduardo o que ele achava sobre alongamentos e toda essa coisa de que não tem benefícios que vive saindo em publicações por ai, e ele resumiu sua opinião em : Besteira - em relação aos que acham que não se devem alongar !

    Bem nessas fotos ai podemos ver claramente o reflexo de sua resposta, parabéns Carol e Eduardo pelo blog e pela superação diária!

    ResponderExcluir
  2. caraca muito massa \o/ achava que era besteira alongar :x

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Comecei a treinar a uns 4 meses e sempre escutei isso que alongar era perda de tempo já que não ajudaria a evitar uma lesão.
    Muito bom o seu post e já estou convencido a alongar tanto antes quanto depois do treino!

    Um dia chego no seu nível e do Edu. Haha

    ResponderExcluir
  4. ótimoooooooooooooooooo!!! vou mostrar para o meu marido que nunca se alonga.

    ResponderExcluir